top of page

Apresentação de Trabalhos

PRAZOS

Lançamento da Chamada de trabalhos - 25/10/2022

Data limite para Submissão de trabalho - 06/12/2022

Divulgação dos trabalhos aprovados - 09/12/2022

Publicação das informações sobre as apresentações dos trabalho (dia, horário e local) - 09/12/2022

NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Prezado(a) autor(a), agradecemos imensamente o seu interesse em participar do III Seminário Juventude e Desigualdades: juvenicídio na América Latina e suas dinâmicas de violência no Piauí.

Para submeter o seu trabalho, é necessário:

  • Preencher o formulário de inscrição, disponível na seção "Inscrições":

  • Indicar, no formulário de inscrição, o eixo temático ao qual o trabalho está vinculado;

  • Anexar o trabalho, o qual deverá estar salvo em formato de documento do Microsoft Word (versão 6.0 ou superior) ou Open Office (versão 1.0 ou superior).

 

Obs: No caso dos trabalhos com mais de um autor(a), deverão ser obrigatoriamente informados os nomes de todos(as) os(as) autores(as) na ficha de submissão de trabalhos. Somente serão avaliados os trabalhos que tiverem atendido a essa solicitação.

Cada inscrito no evento poderá apresentar, no máximo, 2 (dois) trabalhos como autor, sem limites para coautor. Cada trabalho deverá ter o máximo de 5 autores.

 

Serão aceitos trabalhos relativos às diferentes temáticas do evento. Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de Comunicação Oral – nas categorias Comunicação Científica (CC) e Relato de Experiência (RE)

 

Os trabalhos deverão ser redigidos em programa Microsoft Word (versão 6.0 ou superior) ou Open Office (versão 1.0 ou superior). O título do arquivo deverá conter a sigla da categoria do trabalho (CC, RE) e do grupo de trabalho (GT1, GT2, GT3, GT4, GT5, GT6), seguida da sigla da instituição e do sobrenome do(a) primeiro(a) autor(a). Por exemplo: CC_E1_UFRB_Silva.doc; RE_E3_UNEB_Santos.doc; PT_E8_UESC_Nunes.doc.

 

Os trabalhos na modalidade “Comunicação Científica” deverão conter de 6 a 10 laudas e na modalidade “Relato de Experiência” deverão conter de 4 a 8 laudas. Essas duas modalidades de trabalhos serão organizadas em sessões de apresentação oral. Cada participante terá 15 (quinze) minutos para exposição oral do trabalho e 5 (cinco) minutos para discussão com os presentes na sessão.

 

Todos os trabalhos submetidos deverão conter título; eixo temático; nome, filiação institucional e e-mail dos autores; resumo e palavras-chave; referências. Os trabalhos na modalidade “Comunicação Científica”, com exceção de trabalhos (ensaios) teóricos, devem conter introdução (com problemática e objetivos bem delineados), fundamentação teórica, metodologia, resultados parciais ou finais, discussão e conclusão. Os trabalhos na modalidade “Relato de Experiência” deverão conter introdução (incluindo campo de estudo), objetivos, metodologia, resultados parciais ou finais, discussão e conclusão.

 

Todos os trabalhos submetidos deverão estar vinculados a um dos Grupos de trabalho do evento:

GT 1 - Criminalização das juventudes e as políticas de drogas

GT 2 - Racismo Estrutural

GT 3 - Meios de comunicação e a criminalização das juventudes

GT 4 - Genocídio da juventude indígena

GT 5 - Juvenicídio contra as juventudes LGBTQIA+

GT 6 - Encarceramento em massa

 

 

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS 

  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12.

  • Formato da página: A4.

  • Margens: esquerda e superior = 3 cm; direita e inferior = 2 cm

  • Alinhamento: com exceção do título e do eixo temático (que devem ser centralizados) e dos dados dos autores (os quais devem ser alinhados à direita), o trabalho deverá ser justificado à direita e à esquerda.

  • Espaçamento: 1,5 entre as linhas. Deixar um espaço entre o título, o eixo temático, o nome dos autores e o início de cada seção.

  • Numeração das páginas: não devem ser numeradas.

  • Não utilizar cabeçalhos e notas de rodapé: se for preciso utilizar notas, essas deverão ser apresentadas no final do trabalho, após as referências.

  • Título: centralizado, com letras maiúsculas (caixa alta) e em negrito.

  • Eixo Temático: centralizado e escrito como apontado anteriormente.

  • Nome do(s) autor(es): o nome de cada autor(a) deverá ser seguido da filiação e e-mail. Deixar um espaço em branco entre o eixo temático e o nome dos autores.

  • Resumo: deve vir depois dos dados dos autores. Não poderá ultrapassar 250 palavras. Utilizar espaçamento simples e apresentar, após o resumo, de 3 a 5 palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. A construção e apresentação do resumo devem ser feitas conforme as normas da ABNT – NBR 6028.

  • Ênfase: usar apenas itálico (não sublinhar, nem negritar) para palavras dentro do texto. Usar letras maiúsculas em negrito para o título e todos os subtítulos, agradecimentos, referências e anexos/apêndices.

  • Recuo de parágrafo: a primeira linha de cada parágrafo deve ser recuada em 1,25 centímetros.

  • Referências: as referências bibliográficas deverão se ater apenas às obras citadas no trabalho, por ordem alfabética de sobrenome do autor, seguindo as normas da ABNT – NBR 6023, ano 2012.

  • Figuras e tabelas: incluir figuras, quadros e tabelas dentro do corpo do texto, seguindo as normas vigentes da ABNT.

 

Obs.: Para participar do evento não é obrigatória a inscrição de trabalhos. É possível se inscrever no evento como ouvinte, com direito a certificado de participação.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A presidente do Comitê Científico do III Seminário Internacional Juventudes e Desigualdades encaminhará o trabalho a ser avaliado por dois pareceristas do Grupo Avaliador.

 

Os pareceristas procederão à avaliação, considerando: objetividade na apresentação da proposta; explicitação dos objetivos, metodologia, principais resultados e conclusões.

 

bottom of page