top of page

Sobre o Evento

O Núcleo de Pesquisa sobre Crianças, Adolescentes e Jovens (NUPEC-UFPI) e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Piauí (PPGS-UFPI), em parceria com o Instituto de Saúde de São Paulo (IS-SP), propõem o III Seminário Internacional Juventudes e Desigualdades. O evento, de caráter internacional, tem como foco o tema juvenicídio na América Latina e suas dinâmicas de violência no Piauí e ocorrerá nas dependências do Centro de Ciências Humanas e Letras, entre os dias 8 e 10 de dezembro de 2022.

​

A primeira versão do evento ocorreu em junho de 2018 e teve como tema “As juventudes em tempos de destruição de direitos no Brasil”. O objetivo foi problematizar a realidade de jovens brasileiros frente à retirada de direitos e o desmonte das políticas públicas.

​

Em novembro de 2019, foi realizado a segunda edição do seminário, que teve o seguinte foco: “Violências e dinâmicas criminais”. Essas duas primeiras versões tiveram caráter nacional e contaram com a participação de estudiosos de várias universidades brasileiras, especialmente do Nordeste. Recebeu apoio do Grupo de Trabalho - Infancias y Juventudes do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais e contou com a participação de profissionais de várias áreas do conhecimento e representantes de movimentos sociais de Teresina e das circunvizinhanças.

​

Na edição atual, o objetivo é oportunizar um espaço de debate sobre os fenômenos relacionados às desigualdades, violências e juvenicídio na América Latina, assim como promover uma discussão sistêmica e multidisciplinar, a partir da troca de saberes entre diferentes sujeitos e áreas de conhecimento.

​

Para além da discussão sobre a realidade brasileira, o evento propõe uma análise complexa sobre o juvenicídio enquanto estratégia de necropolítica, com o intuito de eliminar jovens negros, indígenas, pobres e periféricos, as maiores vítimas de processos e dinâmicas criminais, com a participação de pesquisadores da América Latina, gestores e, principalmente, de jovens. A ideia é refletir sobre as violências e dinâmicas de juvenicídio que entrelaçam a vida de jovens em zonas periféricas de nossas cidades.

​

Comissão Organizadora

Lila Cristina Xavier Luz –UFPI-BR

Marisa Feffermann – ISSP-BR

Marcondes Brito da Costa – IFPI/SR

Fernanda Sousa Rodrigues – UFPI-BR

Marcela Castro Barbosa – NUPEC/UFPI

Elton Guilherme dos Santos Silva (NUPEC/Obs. da Segurança Pública-PI)

Francisco de Oliveira –UFC-NUPEC/UFPI

Evannoel de Barros Lima- SEDUC- MA

Angeline Feitosa de Carvalho-PPGS-NUPEC/UFPI

Brenda Ravenna Soares Silva-CEUT

Douger Sousa Campelo-IFPI-SJ

Fleibert Rodrigues de Sousa-Reação do Gueto-Sta Maria da Codipi

Gabriel Eidelwein Silveira - UNIPAMPA

Comissão Científica

Alfredo Nateras – UAM-MX

Fabrizio Lorusso Filippo - UNILEON-MX

José Manuel Valenzuela Arce – COLEF-MX

Lila Cristina Xavier Luz – UFPI-BR

Irene Serafino – I.I.S. Luigi Fantini-IT

Lygia Gonçalves Costa Hryniewicz - InterAgency Institute-ES

Marisa Feffermann – IS-SP

Marcondes Brito da Costa – IFPI/SR

Maria Dalva Macedo Ferreira – UFPI-BR

Miriam Abramovay – FLACSO-BR

Alaia Couto – UEPA-BR

Marta Maria de Azevedo Queiroz – UFPI-BR

Shara Jane Holanda Costa Adad – UFPI-BR
Olívia Cristina Perez – UFPI-BR

Andrea Bonvillani - UNICORDOVA-Ar

bottom of page